Sito in Italia dove è possibile acquistare la consegna acquisto Viagra a buon mercato e di alta qualità in ogni parte del mondo.

MÉdico psf.pmd

ESTADO DO PIAUÍ
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL
CONCURSO PÚBLICO Nº. 01/2010
Concurso público para provimento de cargos Médico PSF
DATA: 16/05/2010
HORÁRIO: 09h às 12h
DURAÇÃO: 3 horas
NÚMERO DE QUESTÕES: 40
LÍNGUA PORTUGUESA.10
CONHECIMENTOS ESPECÍFICO .20
CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES .05
CONHECIMENTOS LOCAIS .05
———————— PORTUGUÊS ————————
Canção
Desencanto
Debaixo da água vai morrendoMeu sonho, dentro de um navio.
Chorarei quanto for preciso,Para fazer com que o mar cresça,E o meu navio chegue ao fundo 01. Identifique a assertiva que não se apresenta de forma correta:a) No verso “Fecha o meu livro, se por agora.”, o verbo grifado apresenta-se na 3ª pessoa dosingular do modo imperativo.
b) A derivação prefixal está formando a palavra c) Tem-se um período composto por subordinação, 04. Algumas figuras de linguagem encontram-se d) Os vocábulos “ardente”, “esparsa” e “vão” presentes na 2ª estrofe são adjetivos.
I. “a noite se curva de frio; “ / prosopopéia II. “Minhas mãos ainda estão molhadas / do azul 02. No verso “Deixando um acre sabor na boca”.
A e x p r e s s ã o e m d e s t a q u e r e f e r e - s e III. “meus olhos secos como pedras.” / IV. “e o meu navio chegue ao fundo / e o meu sonho Considerando-se a relação apresentada entre overso e a figura de linguagem, é possível se afirmar 03. Em observância ao trecho,”os puritanos passaram a enxergar a opulência como manifestação exterior da benção divina e não como um desvario cúpido”, percebe-se que determinadas palavras se opõem devido à posição da sílaba tônica: cúpido (proparoxítona) e cupido (paroxítona). Assinale a d) Apenas I, II e IV estão corretas.
alternativa que apresenta a diferença de posiçãoda sílaba tônica como elemento caracterizador da c) Um desejo de embalar o sonho numa canção.
d) O desejo de continuar vivendo um mundo de PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI
06. Assinale a opção que indica o efeito sintático 07. Nas linhas 8 a 10, “ que as penitenciárias
provocado pela expressão em destaque na estrofe: somente acolham presos que residam em um
raio de 200 km”
, a oração aqui em destaque
a) Oração coordenada adjetiva causalb) Oração subordinada adverbial finalc) Oração subordinada substantiva objetiva direta b) Objeto direto pleonásticoc) Sujeito simples 08. Assinale a alternativa INCORRETA quanto à
estrutura lingüística apresentada nas frases:
a) No trecho:” Para visitá-los semanalmente(l.19),
o pronome em destaque refere-se aos presos.
b) Os vocábulos “singular”(l.1) “dramática” (l.6) e “rígidos”(l.4) exercem sintaticamente a função Vara de Execuções criminais de Tupã, pequena c) Os vocábulos “carcerária”(l.14) e “presídios”(l.15) cidade a 534 km da cidade de São Paulo, impondo são acentuados graficamente obedecendo à estabelecimentos penais da região possam d) O texto caracteriza-se como descritivo devido receber novos presos, confirma a dramática à sua complexidade e à apresentação de fatos dimensão da crise do sistema prisional. A que ocorreram com personagens reais.
sentença determina, entre outras medidas, que 09. Assinale a opção que apresenta corretamente o as penitenciárias somente acolham presos que sinônimo da forma verbal “coibir”(l.33): Segundo o juiz, as medidas que tomou são objetivam acabar com a violação dos direitos humanos da população carcerária e “abrir o debate a respeito da regionalização dos presídios” corretamente os dois trechos abaixo são: Ele alega que muitos presos das penitenciárias I. ____________ a família, jamais__________ a da região são de famílias pobres da Grande São atenção e confiança que julga merecer.
Paulo, que não dispõem de condições financeiras II. ____________ dos políticos que não respeitam para visitá-los semanalmente, o que prejudica o trabalho de reeducação e de ressocialização.
Sua sentença foi muito elogiada. Contudo, o governo estadual anunciou que irá recorrer ao Tribunal de Justiça, sob a alegação de que, se os estabelecimentos penais não puderem receber mais presos, os juízes das varas ———— CONHECIMENTO ESPECÍFICO ————
de execuções não poderão julgar réus acusados de crimes violentos, como homicídio, 11. Adolescente de 16 anos sofreu mordida de cão. A latrocínio, seqüestro ou estupro. Além disso, as cuidadora do animal é sua tia, que reside na autoridades carcerárias alegam que a decisão mesma cidade e informa que o cão recebeu as impede a distribuição de integrantes de uma vacinas recomendadas pela a agente comunitária quadrilha por diversos estabelecimentos penais, de saúde do bairro. No momento do acidente opaciente apresentava lesão de 2 cm com seja para evitar que continuem comandando seus “negócios”, seja para coibir a formação de superficial sangrante na mão direita. Levado à Unidade Básica de Saúde, o médico deve tomar a Com um déficit de mais de 40 mil vagas e várias unidades comportando o triplo de sua a) Iniciar esquema vacinal com 5 doses por se capacidade de lotação, a já dramática crise do sistema prisional de São Paulo se agrava todos b) Não indicar vacina, apenas limpeza da lesão os dias. O mérito da sentença do juiz de Tupã, pois o cão pode ser observado em caso de que dificilmente será confirmada em instância c) Não há necessidade de tratamento, pois o cão superior, é o de refrescar a memória do governo sobre a urgência de uma solução para o problema.
d) Iniciar com 2 doses de vacina e proceder à Estado de S. Paulo, 13/1/2008, p.A3 (com adaptações) PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI
12. São exemplos de vacinas de vírus vivos atenuados: 17. São doenças de notificação compulsória: a) Tuberculose, sífilis, portadores de HIV, b) Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, maus tratos à criança e adolescentes, c) Gonorréia, sífilis, donovanosed) Anemia falciforme, neoplasia, hanseníase 13. Com a implantação de programas de educação física e orientação nutricional para idosos, junto 18. Em relação à perda auditiva induzida por ruído ao Programa de Saúde da Família, num município (PAIR) relacionado ao trabalho, podemos afirmar: X, observou-se que houve controle satisfatório dos a) É mista, neurossensorial e de condução, e por níveis pressóricos de mais de 85% dos portadores de hipertensão arterial sistêmica. O que acontece b) É neurossensorial e temporária, por isso dá não c) É neurossensorial e permanente, por isso dá d) É mista, neurossensorial e de condução, e permantente, por isso dá direito a auxílio doençae auxílio acidente 14. As causas de mortalidade no Brasil levando-se 19. São atribuições do médico no Programa Saúde a) Causas externas, cardiovasculares, infecciosas a) Realizar consultas em Unidade Básica de Saúde c) Cardiovasculares, neoplásicas, infecciosas b) Coordenar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e orientá-los sobre seguimento dos d) Cardiovasculares, neoplásicas, causas c) Prestar atendimentos primário de urgênciad) Realizar atendimento geral em todas as idades, 15. O coeficiente de mortalidade materna é calculado de perícia e do trabalhador, quando necessário dividindo-se:a) Número de óbitos por causa materna pelo 20. Durante atendimento de rotina em unidade de saúde, um paciente, conhecido da equipe por ser b) Número de óbitos em mulheres em idade fértil hipertenso descompensado e dislipidêmico que c) Número de óbitos por causa materna pelo consciência. Você foi chamado para avaliá-lo e constatou ao eletrocardiograma e exame físico que d) Número de óbitos por causa materna pelo se tratava de taquicardia ventricular sem pulso.
As medidas a serem tomadas devem ser, exceto:a) Proceder a oferta de oxigênio, acesso venoso e 16. Paciente idosa de 88 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica, sofreu acidente b) Administrar adrenalina EV e choque de 200 J vascular encefálico há 2 anos e evoluiu com c) Administrar captopril sublingual e furosemida EV seqüelas motoras, disfasia e disfagia. Apresentava úlceras de pressão em região sacra, dorso e glúteo,que por vezes infectavam. Há 30 dias passou por 21. Relacione os anti-hipertensivos e seus efeitos engasgo e desde então passou a alimentar-se por sonda nasogastrica. Antes da internação hospitalar, a paciente vinha apresentando febre 2. Inibidores da enzima conversora de angiotensina baixa diariamente, o médico percebeu creptos à 3. Antagonista do receptor de angiotensina II auscuta pulmonar. Seguiu com rebaixamento do nível de consciência foi internada em Unidade de ( ) São especialmente indicados para nefropatas Terapia Intensiva devido a sepse, evoluindo com diabéticos e pacientes com insuficiência óbito após 5 dias. Sobre a declaração de óbito, ( ) Reduzem FC e débito cardíaco, podem induzir a) A causa básica do óbito foi pneumonia ( ) Podem provocar hiperuricemia, hipercalcemia d) A causa imediata foi parada cardiorrespiratória PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI
28. O fato de uma mulher ter índice de massa corpórea angiotensina, opção para pacientes intolerantes de 38kg/m2 aumenta seu risco de apresentar as doenças seguintes, EXCETO:
22. Dentre os parâmetros a seguir o que melhor reflete a) Prioriza a defesa e fortalecimento dos princípios b) Definir a responsabilidade de cada instância c) Mostrar a saúde como direito de cidadania e d) Estipular metas a serem priorizadas na saúde, 23. Paciente de 25 anos chega ao pronto-atendimento com insuficiência respiratória, história de febre, diminuição da mortalidade infantil, etc perda de peso e cianose de extremidades. Ohemograma revela 3.200 leucocitos/mm³ e 12 % 30. A Comissão Irtergestora Bipartite é formada por: linfócitos. A radiografia de tórax mostra infiltrado a) Secretaria Estadual de Saúde e Conselho interticial difuso bilateral. O melhor tratamento é: Estadual de Secretários Municipais de Saúde a) sulfadiazina, pirimetamina e ac. Folínico b) Ministério da Saúde, secretários estaduais de b) sulfametoxazol, trimetroprima e corticóide d) Conselho Nacional de Saúde e Conferência 24. Dos medicamentos antidiabéticos a seguir, o que tem como principal mecanismo o retardo na ————— CONHECIMENTOS GERAIS —————
———————— ATUALIDADES ———————
31. No sentido comum, Política, compreende a arte
de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido político, pela influênciada opinião pública, dentre outros. Na questão 25. Em relação à febre hemorrágica da dengue, abaixo, assinale a alternativa, na qual Política é assinale a alternativa INCORRETA:
a) As manifestações hemorrágicas surgem logo
definida de acordo com a conceituação moderna: a) “É a ciência moral normativa do governo da b) “São os meios adequados à obtenção de c) Há alterações da permeabilidade capilar, levando qualquer vantagem; ou o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados; c) “É a arte de conquistar, manter e exercer o 26. Identifique dentre as substâncias abaixo a que não d) “É o estudo das relações de regularidades e tem indicação absoluta no tratamento do infarto concordâncias dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado 32. O Ecodesenvolvimento representa uma
abordagem ao desenvolvimento cujo horizonte 27. Um paciente que tenha apresentado, em 2 temporal coloca-se a décadas ou mesmo a séculos ocasiões distintas, glicemia de jejum de 110mg/dl adiante. Entende-se que a satisfação das é considerado pela Sociedade Brasileira de necessidades das gerações futuras deve ser Diabetes e pela Associação Americana de Diabetes PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI
b) .Ser considerada a sustentabilidade sócio- 35. A Educação é dimensão essencial na evolução política como veículo de humanização da do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização também se faz presente a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim sendo, c) .Haver uma solidariedade diacrônica sem que, observe as afirmações abaixo e assinale a que for CONTRÁRIA ao que a literatura diz sobre
d) .Ser comparado ao crescimento econômico que conduz automaticamente à igualdade e à sociedade e nos grupos constitutivos desta. É responsável pela sua manutenção eperpetuação.
33. O consumo de energia no mundo está resumido, em sua grande maioria, pelas fontes de energia b) Nasce de modo espontâneo, sem necessitar tradicionais como petróleo, carvão mineral e gás de professores e escolas. Está em todo lugar e natural. Essas fontes são poluentes e não renováveis, às quais, no futuro, serão substituídas c) Nasce como meio de garantir a outras pessoas inevitavelmente. Diante disso, conclui-se que: aquilo que um determinado grupo assimilou.
I. A energia fóssil seria uma alternativa, pois não Tem-se como processo comunitário de ensinar e aprender ligado às necessidades de cada II. A energia nuclear seria uma boa alternativa, pois o potencial destas fontes é muito elevado d) É um fenômeno de cultura humana pois é por e não representa nenhum perigo ao ambiente; meio dela que o indivíduo toma consciência da III. As energias alternativas são um novo modelo de produção de energias econômicas esaudáveis para o meio ambiente.
————— CONHECIMENTO LOCAL —————
Dentre as afirmações acima, assinale a(s) quedá(ão) continuidade à idéia contida no enunciado 36. Objetivando um planejamento estratégico e tendo como foco a promoção sustentável do Estado foi aprovada a Lei Complementar nº 87 de 22 de agosto de 2007, que estabeleceu o PlanejamentoParticipativo Territorial para o Desenvolvimento Sustentável do Piauí. O Mapa abaixo apresenta os Territórios em que foram organizados osmunicípios do Estado. Tomando por base essa 34. Os estudos realizados acerca da distribuição de renda e do problema da fome no Brasil apontampara uma série de fatores que vão contribuir para DIVISÃO TERRITORIAL DO ESTADO DO PIAUÍ
a gravidade desse quadro, por outro lado,apresentam várias ações e programas criados nosentido de minimizar tais iniqüidades. Dentre asinformações expostas logo abaixo, assinale a queestá INCORRETA no que tange ao tema emdestaque:a) O problema da fome no Brasil tem suas raízes no processo histórico-político da formação daeconomia, tendo suas origens no períodocolonial; b) Na última década, a taxa de pobreza no Brasil caiu de 20,lº/º para l3,6º/º. Apesar dessaredução, ainda tem l4,6 milhões de pessoasvivendo em absoluta pobreza; c) Foi nos anos 40 que surgiu a preocupação com no Brasil, ou seja, com os mapas da fome quesão utilizados como “fotografia” do problema; a) O Município de São João do Arraial fica d) Entre o final do séulo XVII e início do século localizado na Macro região Meio-Norte, Território XVIII, viveu-se 25 anos de fome no Brasil e outros dois terços de carestia e penúria.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI
b) O aglomerado 03 – AG 3 situado no Território b) O Ponto de Cultura Coco Babaçu recebeu o dos Cocais é formado por 14 municípios, prêmio Escola Viva por ressaltar a importância c) São João do Arraial está localizado no Território processo de formação do cidadão piauiense.
c) Os programas oficiais de cultura desenvolvidos Entre Rios, parte da Macro região do Semi-árido.
pelo município em parcerias com entidades d) A Macro região do cerrado foi constituída pelos estaduais e federais, vêm buscando eliminar territórios Tabuleiros do Alto Parnaíba e Cocais, elementos do sincretismo brasileiro da cultura d) A cultura nesse município é um aspecto pouco Esperantina, Joaquim Pires e Luzilândia.
relevante, não existindo iniciativas organizadaspelo poder público ou pela sociedade civil.
37. Sobre a história da cidade de São João do Arraial é correto afirmar:a) Pertenceu ao município de Luzilândia até b) Começou a ser povoada na década de 30 por agricultores que migraram do Estado do Ceará,formando o povoado Marajá.
c) A sua denominação está relacionada ao nome de um conhecido vaqueiro da região que foitransformado em mito para a população são-joanense do arraial por ter liderado o movimentode emancipação política do município.
d) O processo de emancipação do povoado foi 38. A economia de São João do Arraial segue o padrão dos municípios do Piauí que integram aMacro região do Meio Norte. A esse respeito, écorreto afirmar:a) A renda dos moradores do município deriva basicamente da atividade da pesca realizadadurante quase todo o ano na Bacia do Longá.
b) Possui um dos maiores rebanhos de gado c) A renda da população é derivada da agricultura de subsistência e do extrativismo vegetal,principalmente do babaçu e do tucum.
d) O artesanato do couro de boi, representa uma fonte complementar à renda gerada com aprodução leiteira da região.
39. Em 2010, o prefeito de São João do Arraial, Francisco Lima, recebeu um prêmio que ressaltoua capacidade da administração pública municipalpara resolver problemas sociais e econômicos.
Esse prêmio recebeu a denominação de:a) Prefeito amigo da criança.
b) Jovem cientista social.
c) Comenda do Mérito Renascençad) Prefeito empreendedor 40. Sobre as atividades culturais desenvolvidas pelo município de São João do Arraial, é CORRETOafirmar:a) O Ponto de Cultura Coco Babaçu pertencente ao município de São João do Arraial , emparceria com o Ministério da Cultura e aFundação Cultural do Piauí, vêm realizandoimportante trabalho com jovens e adolescentesdo campo e da cidade, visando resgatar epreservar aspecto da cultura local.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI

Source: http://www.fundacaocajuina.org.br/site/documentos/editais/CCID17-prova-o-medico-psf-o-sao-joao-do-arraial.pdf

cjreese.name

“ A Miracle or Common Sense?” by Margie Reese February 23, 2008 Published in the Filipino Press, San Diego, CA Like most of us in this day of modern medicine we tend to trust opinions of experts without question. Most of us forget to ask the right questions and may not be fully aware of the important questions to ask. Since it is our health and our body, it is only common sense to

Doi:10.1016/j.jvs.2004.09.027

SPECIAL COMMUNICATION From the American Venous Forum Revision of the CEAP classification for chronicvenous disorders: Consensus statement Bo Eklöf, MD,a Robert B. Rutherford, MD,b John J. Bergan, MD,c Patrick H. Carpentier, MD,d Peter Gloviczki, MD,e Robert L. Kistner, MD,f Mark H. Meissner, MD,g Gregory L. Moneta, MD,h Kenneth Myers, MD,i Frank T. Padberg, MD,j Michel Perrin, MD,k C. Vaug

Copyright © 2010-2014 Medicament Inoculation Pdf