Sito in Italia dove è possibile acquistare la consegna acquisto Viagra a buon mercato e di alta qualità in ogni parte del mondo.

Farmacêutico.indd

FARMACÊUTICO
Leia atentamente as instruções abaixo.
01- Você recebeu do fi scal o seguinte material:
a) Este Caderno, com 60 (sessenta) questões da Prova Objetiva, sem repetição ou falha, conforme distribuição abaixo: Português
Conhecimentos sobre SUS
Conhecimentos Específi cos
Cartão de Respostas destinado às respostas das questões objetivas formuladas nas provas.
02- Verifi que se este material está em ordem e se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem no Cartão de
Respostas. Caso contrário, notifi que imediatamente o fi scal.
03- Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio do Cartão de Respostas, com caneta esferográfi ca de tinta
na cor azul ou preta.
04- No Cartão de Respostas, a marcação da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espaço interno
do quadrado, com caneta esferográfi ca de tinta na cor azul ou preta, de forma contínua e densa.
05- Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 4 (quatro) alternativas classifi cadas com as letras (A, B, C e D), mas
só uma responde adequadamente à questão proposta. Você só deve assinalar uma alternativa. A marcação em mais de uma
alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.
06- Será eliminado do Concurso Público o candidato que:
a) Utilizar, durante a realização das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda telefônica, notebook, calculadora, palmtop, relógio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicação.
b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão de Respostas.
Observações: Por motivo de segurança, o candidato só poderá retirar-se da sala após 1 (uma) hora a partir do início da prova.
O candidato que optar por se retirar sem levar seu Caderno de Questões não poderá copiar sua marcação de
respostas, em qualquer hipótese ou meio
. O descumprimento dessa determinação será registrado em ata,
acarretando a eliminação do candidato
.

Somente decorridas 3 horas de prova, o candidato poderá retirar-se levando o seu Caderno de Questões.
07- Reserve os 30 (trinta) minutos fi nais para marcar seu Cartão de Respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas no
Caderno de Questões não serão levados em conta.
FARMACÊUTICO
Criada para ser uma rede militar de comunicações descen- PORTUGUÊS
tralizada, de modo que nenhum inimigo pudesse imobilizá-la, a internet expandiu-se para onde os criadores jamais imaginaram. ONTRA O QUE TODO MUNDO PROTESTA?
Temos internet para tudo e programas governamentais para torná- Na primeira fi la da passeata, o presidente da Fiesp, embrulha- la acessível a todas as populações são tão rotineiros e prioritários do numa bandeira brasileira, e sindicalistas de todos os matizes. quanto as políticas de vacinação o foram para acabar com epide- Cena inimaginável há alguns anos. Mais surpreendente ainda é mias. Ninguém previa, entretanto, que ela viria a ser o traço de tantas manifestações estarem ocorrendo em tantas cidades do união de tantos descontentamentos díspares em línguas diferentes, mundo, ao mesmo tempo: Nova York e mais dezenas de cidades americanas, Roma, Berlim, Atenas. E, se procurarmos um pouco mais, encontraremos algumas dezenas de cidades menores. Cada Pelo visto, não há nada a fazer. No primeiro semestre deste uma protesta contra ou reivindica coisas diferentes. No Chile são ano, as potências ocidentais foram rápidas ao batizar, simpati- os custos do ensino, no Brasil é a corrupção, nos EUA, os bancos, camente, os protestos no Norte da África e no Oriente Médio de "primavera árabe", uma expressão gentil e esperançosa. Mas isso foi rapidamente convertido, na Inglaterra, numa mera coor- Analistas tentam encontrar alguma unidade nos movimentos denação de baderneiros perigosos. Quando chegamos ao outono mundo afora. Pelas primeiras impressões, o traço de união são as (do Hemisfério Norte), que está presenciando simultaneamente redes sociais. Mas essa é só parte da verdade. Os protestos não todos esses protestos, ainda não existe nome, nem simpático estão ocorrendo por causa das redes sociais, apenas sua simul- taneidade pode ser-lhes atribuída. As redes são só o instrumento que torna possível que tanta gente, em tantos lugares diferentes Por quanto tempo os governos poderão dormir sossegados com e distantes, se manifeste ao mesmo tempo.
um barulho destes, levando em conta que só houve algumas coisas Estamos tendo um 1968 ou o equivalente da queda da Bolsa básicas que não mudaram: a economia continua a ser a ciência da de Nova York em 1929, só que em tempo real. Em 1968 os pro- escassez e os desejos humanos seguem ilimitados? testos se espalharam pelo mundo, mas a velocidade das notícias Alexandre Barros. Publicado em O Estado de S.Paulo, 25/10/2011.
era muito menor. Na quebra da bolsa em 1929 não só as notícias 01. O texto discute o sentido das manifestações de protesto e
circulavam mais lentamente, como a própria compreensão das reivindicação que se espalham pelo mundo inteiro, embaladas pela causas do fenômeno demorava muito mais a ocorrer.
velocidade de conexão nas redes sociais.
Agora, apesar das mudanças, da rapidez das comunicações, Logo no segundo parágrafo, o autor se refere às interpretações de o fator comum a todas as manifestações é que todos viram a largura das escadas da ascensão socioeconômica estreitar-se analistas. Essa referência permite ao autor: subitamente, em todos os países. O mundo era feliz e risonho e A) exemplifi car a velocidade dos acontecimentos para comprovar não sabia. Todos seguindo o ritmo normal da vida: todos iríamos melhorar de vida. Teríamos todos mais acesso ao consumo - a B) comparar diversos protestos na história para encontrar seme- grande medida de felicidade do mundo contemporâneo - e os nossos fi lhos estariam melhor do que nós, como, em boa medi- C) apresentar um testemunho de autoridade para comprovar seus da, as gerações de hoje estão muito melhor do que as que nos D) apoiar-se nas análises já feitas para introduzir sua opinião sobre Tudo eram favas contadas. A humanidade tem boa memória para o bom. Memória tão boa que todas essas coisas viraram, por assim dizer, "naturais". Não podia ser diferente.
“Um jovem e uma jovem judeus se encontraram no Brasil Há 150 anos, mais de 90% da população do mundo jamais havia viajado além de um raio de 10 ou 20 quilômetros do lugar O exemplo acima demonstra que o substantivo “jovem” é uni- onde nascera. Um jovem e uma jovem judeus se encontraram no forme quanto ao gênero, ou seja, que possui uma única forma para Brasil na década de 1930. Haviam nascido em cidades alemãs que designar os dois gêneros – masculino e feminino. A indicação de distavam menos de 50 quilômetros uma da outra e não conseguiam gênero, neste caso, se faz apenas pelo artigo – um/uma.
se entender em suas línguas nativas. Eles salvaram o seu romance Esse mesmo traço linguístico pode ser observado na palavra no iídiche, a língua dos judeus alemães ashkenazi, que lhes permitiu se comunicarem, namorarem e virem a se casar.
Quase tudo mudou. Mas quem se comunica pelo alfabeto latino B) “sindicalistas de todos os matizes” vê na televisão e só tem uma ideia vaga do que dizem os cartazes C) “torna possível que tanta gente se manifeste ao mesmo tempo” dos protestos na Grécia, escritos em seu próprio alfabeto, graças D) “onde os criadores jamais imaginaram” à explicação dos apresentadores. A tradução ainda é necessária para saber contra o que os gregos se manifestam.
03. Embora seja mais frequente em textos literários, a lingua-
Hoje essas coisas ocorrem no mundo inteiro ao mesmo tempo. gem fi gurada também pode aparecer em textos expositivos ou Na China, mesmo com o regime fechado, já começam a pipocar as perspectivas de estreitamento da mobilidade social - e lá são No texto dado, um exemplo de linguagem fi gurada, especifi camente quase três Brasis para entrar na sociedade de consumo.
A) “a própria compreensão das causas do fenômeno demorava Todos os protestos, díspares, sem nenhuma conexão aparente a não ser a existência de ferramentas eletrônicas que tornam pos- B) “todos viram a largura das escadas da ascensão socioeconô- sível a comunicação instantânea, tinham somente um eixo comum: a chance de cada um de melhorar de vida está sensivelmente C) “Não importa se são os bancos, os governos, as autoridades diminuída em razão dos arranjos que "alguéns" fi zeram na econo- educacionais, os Parlamentos ou o que seja” mia. Não importa se são os bancos, os governos, as autoridades D) “Criada para ser uma rede militar de comunicações descentra- educacionais, os Parlamentos ou o que seja.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Secretaria de Estado de Saúde - Fundação Estatal de Saúde
Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - CEPERJ FARMACÊUTICO
04. Segundo as regras de concordância verbal, os verbos considera-
08. De acordo com a Portaria nº 648/GM de 28 de março de
dos impessoais são invariáveis, ou seja, devem se manter no singular. 2006, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, é correto O exemplo do texto em que o verbo grifado está no singular por afi rmar, em relação à Atenção Básica, que: A) A Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade, A) “Cada uma protesta contra ou reivindica coisas diferentes.” na complexidade, na integralidade e na inserção sociocultural B) “O mundo era feliz e risonho”C) “A humanidade tem boa memória” e busca prioritariamente o tratamento de doenças que possam D) “só houve algumas coisas básicas que não mudaram” comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável.
B) Compete ao Ministério da Saúde organizar, executar e gerenciar 05. “A tradução ainda é necessária para saber contra o que os
os serviços e ações de Atenção Básica, de forma universal, dentro do seu território, incluindo as unidades próprias e as A preposição grifada no exemplo acima estabelece, no contexto da oração que introduz, a seguinte relação de sentido: C) São defi nidas como áreas estratégicas para atuação da Atenção Básica em todo o território nacional a eliminação da hanseníase, o controle da tuberculose, o controle da hipertensão arterial, o controle do diabetes mellitus, o controle da dislipidemia, a eliminação da desnutrição infantil, a saúde da criança, a saúde da mulher, a saúde do idoso e a saúde do homem.
D) Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilida- CONHECIMENTOS SOBRE SUS
de e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, 06. A Lei Nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a
da integralidade, da responsabilização, da humanização, da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saú- de – SUS. Em relação a essa determinação é correto afi rmar que: 09. O Acolhimento com Classifi cação de Risco se constitui de
A) O Sistema Único de Saúde - SUS contará, apenas na esfera municipal de governo, sem prejuízo das funções do Poder dispositivos técnico-assistenciais que permitem uma mudança no Legislativo, com as instâncias colegiadas.
modo de realizar assistência em saúde.
B) A Conferência de Saúde reunir-se-á anualmente com a represen- Em relação ao Acolhimento com Classifi cação de Risco, é correto tação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Legislativo ou, A) A Classifi cação de Risco é um processo de triagem para iden- extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde.
tifi car os pacientes que necessitam de tratamento hospitalar, C) O Conselho de Saúde, que funciona em caráter permanente e de acordo com o potencial de risco e agravos à saúde, no qual deliberativo, é um órgão colegiado composto exclusivamente por todos os pacientes que não estão em risco de vida devem ser representantes do governo, profi ssionais de saúde e usuários.
D) O Conselho de Saúde atua na formulação de estratégias e no referenciados para agendamento de consulta em unidades controle da execução da política de saúde na instância corres- pondente, inclusive nos aspectos econômicos e fi nanceiros, B) A Central de Acolhimento avalia a demanda do usuário imedia- cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legal- tamente e referencia os pacientes que procuram por exames e mente constituído em cada esfera do governo.
por consultas ambulatoriais para atendimento imediato.
07. Para superar as difi culdades existentes no Sistema Único de
C) A redução do tempo para o atendimento médico, fazendo com Saúde, os gestores do SUS devem assumir o compromisso público que o paciente seja visto precocemente de acordo com a sua da construção do PACTO PELA SAÚDE 2006, que é composto gravidade, é um dos objetivos da classifi cação de risco.
por três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS D) A Classifi cação de Risco se dá em 2 níveis: vermelho (atendi- e Pacto de Gestão do SUS. Em relação a esses componentes, é correto afi rmar que: mento imediato), amarelo (atendimento o mais rápido possível).
A) Elaborar e implantar a Política Nacional de Promoção da Saú- 10. As Comissões Intergestoras são instâncias de pactuação
de, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da consensual entre os entes federativos para defi nição das regras população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular, alimentação da gestão compartilhada do SUS. Em relação às Comissões Inter- saudável e combate ao tabagismo, é uma das prioridades do A) A CIT, no âmbito da União, está vinculada à Secretaria Estadual B) Consolidar e qualifi car a estratégia da Saúde da Família, como de Saúde para efeitos administrativos e operacionais.
modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS, é uma das prioridades B) A CIB, no âmbito do Estado, está vinculada à Secretaria Muni- cipal de Saúde para efeitos administrativos e operacionais.
C) Defi nir de forma inequívoca a responsabilidade sanitária de C) À CIB compete exclusivamente a pactuação dos critérios para cada instância gestora do SUS: federal, estadual e municipal, o planejamento integrado das ações e serviços de saúde da superando o atual processo de habilitação, é uma das priori- Região de Saúde, em razão do compartilhamento da gestão. D) As Comissões Integestoras pactuarão as diretrizes gerais sobre D) Implementar um projeto permanente de mobilização social, com a fi nalidade de mostrar a saúde como direito de cidadania e o Regiões de Saúde, integração de limites geográfi cos, referência SUS como sistema público universal garantidor desses direitos, e contrarreferência e demais aspectos vinculados à integração é uma das prioridades do Pacto pela Vida.
das ações e serviços de saúde entre os entes federativos. GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Secretaria de Estado de Saúde - Fundação Estatal de Saúde
Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - CEPERJ FARMACÊUTICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
18. Os pacientes em tratamento de osteoporose pós-menopáusica e
que necessitam de terapia oral de substâncias à base de bifosfonatos 11. Dentre os diversos medicamentos utilizados em transtornos
podem utilizar semanalmente o medicamento cujo principio ativo é o: psiquiátricos, destacam-se os antidepressivos, que podem ter seu mecanismo de ação distinto, a depender de sua estrutura química. A fl uoxetina é um dos medicamentos utilizados nessa prática clínica devido ao seu grande potencial farmacológico em: A) inibir a recaptação de norepinefrinaB) inibir a recaptação de serotonina 19. A administração de diversos fármacos pode ser através da via
parenteral, que apresenta uma série de vantagens e desvantagens. Em D) estimular a produção de norepinefrina relação a essa via de administração, considere as seguintes afi rmativas.
I- Os fármacos administrados pela via intravenosa estão sujeitos A utilização crônica de medicamentos denominados antide- a uma possível eliminação de primeira passagem no pulmão.
pressivos tricíclicos deve preceder de orientação aos pacientes quanto aos seus efeitos colaterais mais pronunciados e que estão II- O veículo oleoso utilizado em soluções de medicamentos para associados a efeitos antimuscarínicos demonstrados através de: administração intravenosa deve ser preferencialmente de ori-gem mineral.
III- Geralmente a taxa de absorção de uma solução aquosa de um fármaco aplicado no deltoide é mais rápida quando administrada Em relação às afi rmativas apresentadas, pode-se dizer que: 13. A utilização de antimicrobianos do tipo fl uoroquinolonas com
perfi l de depuração renal para o tratamento de infecções urinárias é uma alternativa terapêutica com grandes evidências cientifi cas. Um dos medicamentos com essas propriedades químicas e far- macológicas é conhecido como:A) ácido nalidíxico 20. Os medicamentos, quando absorvidos pelo organismo huma-
no, geralmente são biotransformados em compostos que apresen- tam estruturas que facilitam o seu processo de eliminação. Sobre esse processo farmacocinético, considere as seguintes afi rmativas: I- A reação de glicuronidação é a mais importante reação de Em âmbito hospitalar, são amplamente utilizados alguns antimicrobianos do tipo carbapenêmicos para o combate a infec- II- As reações de conjugação de fase II levam a compostos mais ções causadas por micro-organismos resistentes a cefalosporinas. apolares que são facilmente eliminados do organismo.
A comercialização do medicamento imipenem combinado com a III- As reações de desalquilação e desaminação são exemplos de cilastatina é justifi cada pela sua capacidade de: A) inibir a degradação do imipenem por uma dipeptidase renal Pode-se dizer, em relação às afi rmativas apresentadas, que: B) estimular o transporte do imipenem para o interior da bactériaC) modular os sítios de ligação do imipenem na parede bacteriana D) proteger a luz do trato urinário contra a ação vesicante do imipenem B) somente I e III estão corretasC) somente I está correta 15. Recentemente o Município do Rio de Janeiro foi acometido
por vários casos notifi cados de coqueluche, doença infecciosa causada por Bordetella pertussis. O tratamento farmacológico de 21. O glaucoma de ângulo fechado é uma importante doença que
primeira escolha para o combate dessa bactéria deve ser instituído causa cegueira em idosos, e seu tratamento farmacológico pode ser realizado através da utilização de vários grupos de medicamentos.
A) eritromicina ou claritromicina ou azitromicina Correlacione os medicamentos, listados na coluna da esquerda, B) amoxicilina ou ampicilina ou cefalexina com seus respectivos grupos farmacológicos, apresentados na C) cefepime ou ceftriaxona ou ceftazidima D) norfl oxacina ou levofl oxacina ou ciprofl oxacina O protocolo terapêutico do Ministério da Saúde em nosso país orienta a utilização de esquemas terapêuticos farmacológicos para o combate da tuberculose pulmonar. Dentre os diversos medicamentos utilizados para o tratamento dessa doença, destaca-se a rifampicina e o etambutol, que são respectivamente classifi cados como: 22. Na saúde pública, o alcoolismo se destaca como um dos
17. Diversas substâncias são utilizadas para o tratamento de consti-
grandes problemas de repercussão mundial, e uma das alternativas pação intestinal resultante do uso crônico de opiáceos, dentre elas se terapêuticas é a utilização de medicamentos associados a terapias destaca o medicamento que não é absorvido, e facilmente hidrolisado comportamentais para diminuir a ingestão de etanol, como o dis- pelo intestino em ácido orgânico e denomina-se genericamente: sulfi ram, que age através da inibição da enzima: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Secretaria de Estado de Saúde - Fundação Estatal de Saúde
Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - CEPERJ FARMACÊUTICO
23. A utilização de bloqueadores de canais de cálcio em pacientes
29. Uma criança cardiopata é internada na emergência de um
portadores de hipertensão arterial e angina é bem documentada na grande hospital pediátrico com complicações severas hemodinâ- literatura científi ca. Em relação à utilização desses medicamentos, micas. Após avaliação da prescrição médica em uso ambulatorial desse paciente, pode-se suspeitar de uma possível intoxicação A) Em pacientes com história de taquicardia, o uso de verapamil digitálica, já que esse paciente apresentava acentuado quadro de: e diltiazem proporciona nítida vantagem devido a seus efeitos B) Na presença de uma pressão arterial relativamente alta, a nifedipina pode produzir um aumento maior e prejudicial na C) Na presença de insufi ciência cardíaca franca, todos os blo- 30. A imunofarmacologia é um dos campos de pesquisas de maior
queadores de canais de cálcio podem ocasionar uma melhora ascensão no mercado farmacêutico mundial. Dentre as diversas citoci- nas utilizadas no tratamento de infecções em seres humanos, destaca- D) Em pacientes em uso concomitante de betabloqueadores com diltia- se o interferon α (IFN-α), que apresenta a propriedade principal de: zem ou verapamil, raramente é observado bloqueio atrioventricular.
A) estimular a proliferação e diferenciação de macrófagosB) produzir ações antivirais e antiproliferativas 24. Os pacientes cronicamente adoecidos, portadores de fi brose
C) estimular a proliferação e diferenciação de eosinófi los cística, apresentam, no decorrer de suas vidas, severas complicações D) produzir ações bactericida e quimiotática primária respiratórias. O medicamento utilizado por inalação com o objetivo prin-cipal de diminuir o espessamento das secreções pulmonares, produzido 31. Diversos medicamentos apresentam pequenas margens tera-
por grandes quantidades de células infl amatórias, é conhecido como: pêuticas e são considerados potencialmente perigosos, assim, a biblio-grafi a científi ca de cada medicamento deve conter essas informações para a orientação de esquemas terapêuticos seguros. Em relação ao termo margem terapêutica, é correto afi rmar que ele expressa a: A) dose que vai da mínima efetiva à máxima seguraB) dose que vai da mínima segura à máxima efi cácia 25. A psoríase é uma doença dermatológica caracterizada pela hi-
C) concentração sérica segura e a máxima dose efetiva perproliferação dérmica que resulta em descamações eritematosas D) concentração sérica efetiva e a mínima dose tóxica comumente manifestadas em cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Os medicamentos utilizados por via oral para o tratamento dessa 32. A água é veículo de diversos agente patogênicos e, desta
doença, que dependem da radiação ultravioleta do tipo A (UVA) maneira, o controle de qualidade físico-químico e microbiológico da para sua atividade farmacológica, pertencem à classe dos: água de abastecimento das farmácias de que trata a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC), emitida pela Anvisa sob o n° 67, deve 26. Diversas formulações farmacêuticas apresentam associações
medicamentosas cujo efeito sinérgico tem evidências científi cas comprovadas. A utilização de sulfametoxazol e trimetoprim apre- Recentemente foram veiculados nos meios de comunicação informações sobre eventos adversos em pacientes hospitalizados senta, respectivamente, sua efi cácia terapêutica através de: em decorrência da utilização de soluções parenterais de grande A) inibição da incorporação de ácido p-amino benzoico no ácido fólico volume (SPGV). Em relação a essa formulação farmacêutica a ser e do impedimento da redução do diidrofolato em tetraidrofolato administrada em pacientes, é correto afi rmar que, minimamente, B) incorporação de ácido p-amino benzoico no ácido fólico e da seus rótulos devem conter as seguintes informações: redução do diidrofolato em tetraidrofolato A) nome completo do paciente, leito/registro, nome do produto, C) impedimento da redução do diidrofolato em tetraidrofolato e da descrição qualitativa e quantitativa dos componentes aditivados inibição da incorporação de ácido p-amino benzoico no ácido fólico na solução, volume e velocidade de infusão, via de administra- D) redução do diidrofolato em tetraidrofolato e da inibição da in- ção, data e horário do preparo e identifi cação de quem preparou.
corporação de ácido p-amino benzoico no ácido fólico B) nome completo do paciente ou registro, nome do produto, des- 27. Durante um procedimento cirúrgico, uma paciente sofreu
crição qualitativa e quantitativa dos componentes aditivados na um evento adverso por administração equivocada de uma dose solução, via de administração, data e horário do preparo.
de morfi na. A intoxicação opioide nessa paciente foi claramente C) nome completo do paciente, nome do prescritor e seu registro profi ssional, descrição qualitativa e quantitativa dos componen- identifi cada através de dados clínicos manifestados por: tes aditivados na solução, via de administração e posologia, A) miose, retenção urinária e depressão respiratória data e horário do preparo e identifi cação de quem preparou.
B) midríase, diurese acentuada e estimulação respiratória D) nome completo do paciente, leito/registro, nome do prescritor, C) miose, diurese acentuada e depressão respiratória descrição qualitativa e quantitativa dos componentes aditivados na D) midríase, retenção urinária e estimulação respiratória solução, volume e velocidade de infusão, data e horário do preparo.
28. A utilização oral de alguns antialérgicos pode provocar efeitos
34. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recentemente
de sedação que devem ser avaliados para evitar riscos decorrentes determinou a suspensão da comercialização no mercado brasileiro dessa terapia medicamentosa. Os novos antagonistas dos recep- de medicamentos utilizados para emagrecimento à base de anfe- tores H apresentam menor incidência da ação sedativa, como tamina. As substâncias desses medicamentos estão sob controle da Portaria SVS/MS n° 344/98, e pertencem à listagem: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Secretaria de Estado de Saúde - Fundação Estatal de Saúde
Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - CEPERJ FARMACÊUTICO
35. O misoprostol é um medicamento atualmente regulamentado
41. As formas farmacêuticas denominadas espíritos são soluções
pela Anvisa para utilização com restrições defi nidas pela Portaria alcoólicas ou hidroalcoólicas de substâncias voláteis, que apresen- SVS/MS n° 344/98. Segundo essa legislação, é correto afi rmar que tam, em sua composição, teor alcoólico: os medicamentos contendo tal substância: A) pertencem à listagem B1, e as concentrações superiores a 100 microgramas possuem adendos específi cos com critérios mais B) podem ser utilizados somente em maternidades de unidades hospitalares que realizem procedimentos abortivos através de 42. Alguns processos farmacotécnicos são utilizados na obten-
ção de princípios ativos oriundos de diversos produtos naturais. C) podem ser vendidos somente para farmácias e drogarias devi- O processo no qual a droga, previamente triturada, libera seus damente cadastrados e credenciados na Autoridade Sanitária componentes solúveis pela passagem lenta de um solvente é D) devem conter, em suas bulas e rótulos, obrigatoriamente, a expressão: “Atenção: Risco para Mulheres Grávidas” – “Venda A guarda dos medicamentos controlados pela Portaria SVS/ MS n° 344/98, em dependências externas do Serviço de Farmá- 43. Algumas substâncias são empregadas para produzir reves-
cia Hospitalar, pode ser efetuada para utilização em situações de timento opaco em cápsulas e comprimidos, podendo ser usadas emergências. A maleta de emergência destinada a essas situações isoladamente ou com corante. Um exemplo de agente opacifi cante utilizado em manipulação farmacêutica é: A) uma ampola de medicamento entorpecente e duas de psicotrópicos B) três ampolas de medicamento entorpecente e cinco de psicotrópicos C) duas ampolas de medicamento psicotrópico e nenhuma de D) quatro ampolas de medicamento psicotrópico e uma de entor- 44. Diversas propriedades fi siológicas devem ser contempladas
para o preparo das soluções oftálmicas. O potencial hidrogeniôni- Um dos grandes problemas relacionados ao descarte irra- co (pH) da lágrima humana pode variar em usuários de lentes de cional de materiais produzidos pelas unidades de saúde em nosso contato, mas normalmente fi ca em torno de: país é a contaminação ambiental e exposição humana advinda dessa prática. Nesse cenário, destacam-se os medicamentos e outros resíduos químicos, que são classifi cados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no grupo: 45. Na preparação de diversas formulações farmacêuticas, são
consideradas diversas propriedades físico-químicas dos compo- nentes utilizados. O estado de hidratação de uma molécula pode 38. As incorporações de todas as tecnologias em saúde, incluindo
afetar a sua solubilidade e a sua hidratação, a respeito das quais os medicamentos, nas diversas unidades de saúde, devem ser avaliadas dentro de critérios rigorosos. O tipo de análise farmaco- A) A forma anidra de uma molécula orgânica é mais facilmente econômica que utiliza como medida de benefício os anos de vida B) A forma hidratada de uma molécula orgânica é tão solúvel C) A forma anidra de uma substância orgânica é menos solúvel D) A forma anidra de uma molécula orgânica se cristaliza, tornando- 39. O índice utilizado pela Comissão de Infecção Hospitalar que
visa a introduzir correção nos dados apresentados, como observado 46. Quanto à classifi cação farmacológica dos quimioterápicos
na avaliação do período de internação de cada paciente, para a antimicrobianos, a alternativa que contém um representante de correção da taxa de infecção hospitalar, é denominado: cefalosporina, um de penicilina e um de aminoglicosídio, respec- A) ceftriaxona – oxacilina – amicacina B) cefalexina – amoxicilina – ciprofl oxacino C) ceftazidima – amoxicilina – vancomicinaD) cefalexina – oxacilina – doxiciclina 40. Atualmente são poucos os medicamentos veiculados sob a for-
ma farmacêutica denominada pasta. Dentre as poucas formulações 47. A inibição da síntese da parede celular é o mecanismo básico
em uso atualmente, tem-se a pasta de óxido de zinco, conhecida de atuação dos antimicrobianos do grupo dos glicopeptídeos. São como pasta de Lassar, que pode ser preparada pela mistura de: representantes desse grupo de antibióticos: A) 40% de óxido de zinco e 25% de amido em vaselina branca B) 15% de óxido de zinco e 20% de goma arábica em talco C) 25% de óxido de zinco e 25% de amido em vaselina branca D) 20% de óxido de zinco e 15% de talco em propilenoglicol GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Secretaria de Estado de Saúde - Fundação Estatal de Saúde
Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - CEPERJ FARMACÊUTICO
48. O apoio farmacoterapêutico tem um papel bem defi nido no
54. Um paciente, ao ser submetido a um procedimento cirúrgi-
processo do controle do tabagismo, e uma de suas maiores van- co, recebe por via epidural 0,2mL de uma solução analgésica de tagens é minimizar os sintomas da síndrome de abstinência, que morfi na, cuja concentração é cinco vezes inferior ao medicamento representam uma importante difi culdade para o dependente nico- prescrito. O fato somente é observado e corrigido durante a realiza- tínico deixar de fumar. O tratamento medicamentoso pode seguir ção da cirurgia, podendo, assim, afi rmar-se que o ocorrido constitui: duas linhas terapêuticas: terapia de reposição de nicotina (TRN) A) inefetividade terapêutica com evento adverso e os medicamentos não nicotínicos. O antidepressivo de primeira B) erro de medicação sem evento adverso linha, inibidor da captação neuronal de dopamina e norepinefrina, C) erro de medicação com evento adverso utilizado no controle de tabagismo, é a: D) inefetividade terapêutica sem evento adverso 55. Uma criança internada em uma unidade de pacientes graves,
conforme descrito em sua prescrição, está em uso intravenoso do antibiótico polimixina B e de solução contínua de atracúrio. Esse erro de medicação acarreta uma exacerbação do efeito do 49. A água é o mais importante dos solventes farmacêuticos, e
bloqueador, e essa interação medicamentosa é classifi cada como: sua utilização necessita de variados métodos de purifi cação. Um A) farmacocinética ocorrida no processo de excreção dos métodos mais empregados consiste no processo de fi ltração por membranas em fl uxo cruzado, que é o método de: D) farmacocinética ocorrida no processo de distribuição 56. Uma das etapas importantes no ciclo da assistência farma-
cêutica é o processo de aquisição de medicamentos. Em relação ao prazo de validade desses produtos farmacêuticos, é recomendado 50. Os diluentes para comprimidos e cápsulas são substâncias
que sejam entregues às unidades requisitantes com: inertes usadas como enchimento para criar o volume desejado, A) no máximo, 20% do tempo de vida útil decorrido a partir da data além de poder assegurar as propriedades de fl uxo e as caracte- rísticas de compressão. Dentre os diversos diluentes utilizados no B) no máximo, 50% do tempo de vida útil decorrido a partir da data preparo dessas formas farmacêuticas, destaca-se a: C) no máximo, 80% do tempo de vida útil decorrido a partir da data D) no máximo, 90% do tempo de vida útil decorri do a partir da data 51. A Seleção faz parte do ciclo da assistência farmacêutica e
57. No desenvolvimento de um fármaco, diversos testes pré-
consiste na escolha de medicamentos efi cazes, seguros e que clínicos e clínicos são realizados antes de sua aprovação, em uma atendam às reais necessidades da população. Dentre as vantagens agência reguladora, para utilização na população. A fase clínica I do processo de seleção de medicamento, não se inclui:
desse desenvolvimento é caracterizada basicamente por realizar A) contribuir para a promoção do uso racional de medicamentos B) admitir maior otimização dos recursos disponíveis C) aumentar a qualidade da farmacoterapia D) aumentar os estoques qualitativos e quantitativos 52. Um dos antimicrobianos mais utilizados nas unidades hospita-
lares é a cefazolina, em cujo preparo é importante conhecer alguns
58. Em um recém-nascido com o diagnóstico de persistência do
aspectos relacionados à sua conservação e à sua utilização segura canal arterial, é indicada a utilização de terapia medicamentosa e efi caz. O frasco desse produto, após correta reconstituição, tem efi caz para o fechamento do duto arterioso. Uma das alternativas terapêuticas para essa patologia implica diminuir os níveis de A) 24 horas à temperatura ambiente, e 96 horas, sob refrigeração prostaglandina E1, o que pode ser conseguido através de infusões B) 6 horas à temperatura ambiente, e não deve ser refrigerado C) 48 horas à temperatura ambiente, e 30 dias, sob refrigeração D) 12 horas à temperatura ambiente, e não deve ser refrigerado 53. Uma das atividades do profi ssional farmacêutico é sua
59. Uma puérpera com fenotipagem eritrocitária do grupo A fator
participação direta em pesquisas clínicas realizadas em centros Rh negativo apresenta um quadro clinico indicativo de imunização de pesquisa clínica vinculadas a unidades hospitalares. O tipo de para o fator Rh. É recomendada a imunoglobulina anti-Rh (D) de estudo experimental caracterizado basicamente pela existência de 300μg intramuscular, que deve ser realizada após o procedimento dois ou mais grupos populacionais e no qual o investigador tem exposicional, em período máximo de até: controle sobre a intervenção do experimento é: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Secretaria de Estado de Saúde - Fundação Estatal de Saúde
Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - CEPERJ FARMACÊUTICO
60. A Comissão de Farmácia e Terapêutica é responsável, além
de outras atividades, pela avaliação do medicamento a ser incor-porado nas instituições de saúde. Nessa avaliação, considera-se o grau de evidência científi ca que comprove os resultados de efi cácia e segurança dessa tecnologia. A maior força relativa de efeito causal, relacionada ao delineamento de estudo do tipo, é:A) o ensaio clínicoB) a revisão sistemáticaC) a série de casosD) o caso-controle GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Secretaria de Estado de Saúde - Fundação Estatal de Saúde
Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - CEPERJ

Source: http://www.concurso.ceperj.rj.gov.br/Concursos/fundacaosaude/Prova/Farmaceutico.pdf

Pii: s1090-9516(99)00036-x

Staffing Global Marketing Positions: What We Don’t Know Can Make A Difference Michael Harvey Milorad M. Novicevic As the global environment for business becomes more volatile and the need to institute frame-breakingchanges in the conventional wisdom of management increases, global organizational ignorance aboutthe usability of its existing knowledge becomes a critical issue. Ig

andar.org.mx2

Uso del misoprostol para el aborto enel primer trimestre Mejorando la salud reproductiva de las mujeres El misoprostol ha demostrado ser un método seguro y eficaz para elaborto en el primer trimestre. Indicaciones: • Presencia de embarazo intrauterino • Edad gestacional de hasta nueve semanas completas (63 días) • La mujer desea interrumpir su embarazo • La mujer tiene acceso a

Copyright © 2010-2014 Medicament Inoculation Pdf